terça-feira, 3 de maio de 2016

Sequência Didática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Caroline Alves; Jamile Menezes; Poliana Carvalho; Tamiles da Cruz.

Competências:
·         Ampliar o vocabulário;
·         Exercitar o lado imaginativo;
·         Estimular à criatividade;
·         Estimular o exercício da oralidade;
·         Estimular o desenvolvimento da sensibilidade.
Habilidades:
·         Interpretar textos orais;
·         Interpretar imagens;
·         Criar produções discursivas com compreensão da existência de começo, meio e fim da história;
·         Reconhecer as letras;
·         Compreender a variedade entre os sons das letras;
·         Reconhecer as cores
·         Construir o personagem da história com materiais reciclados;


Conteúdos: Contação de história; atividade de reconto da história; estrutura do texto; nome das cores; Alfabeto.
Pontos de contato: Português e Arte
Aula- sequência
1° passo: Leitura da história “O Soldadinho de Chumbo”.
·         Deixar que os alunos explorem o livro, olhando as gravuras e os demais componentes do livro infantil.


2° passo: Conhecendo um pouco sobre o autor da História
Hans Christian Andersen (1805-1875) nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805, foi escritor dinamarquês. Autor de "Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia", entre outros contos infantis, que percorreram o mundo.

 
 
3° passo: Exploração oral do texto:
1.      Qual o titulo da história?
2.      De que o texto fala?
3.      Como começa a história?
4.      Quais eram os personagens da história?
5.      Por que o soldadinho caiu da janela?
6.      Quem encontrou o soldadinho?
7.      De que forma o soldadinho voltou para casa?
8.      Como termina a história?
9.      O que o soldadinho sentia pela bailarina?
10.  Por que o nome da história é “soldadinho de chumbo”?
11.  Conversar com as crianças sobre qual a função dos soldados e se eles conhecem algum?

4° passo: Escrever o nome da história na lousa e pedir aos alunos para identificarem as letras, repetindo-as.
Confeccionar com as crianças o jogo de pescaria. (uma caixa de papelão; letras de EVA; barbante; um pegador de macarrão).
Procedimento:

A criança deverá pegar a letra da caixa utilizando o pegador de macarrão. Isso sem tocar no barbante. Depois dizer o nome da letra, o seu som, e falar nomes de palavras que comecem com as referidas letras.










5° passo: Conversando sobre gênero textual:
·         Conversar com os alunos sobre o que eles sabem sobre o Conto de fadas.
·         Explicar as características do gênero textual: conto de fadas
·         Perguntar quem conhece algum conto de fadas; de quais contos eles se lembram; se tem alguém que conta essas histórias para eles;
6° passo: Mostrar as crianças outros livros de contos de fadas: como por exemplo: o cabelo de Lelê; O patinho feio, etc, deixando as crianças folhearem os mesmos.
7°passo: Pedir que as crianças recontem a história, o soldadinho de chumbo, oralmente. Cuidando para que os alunos respeitem a vez dos seus colegas e as histórias criadas por eles.
8° passo: conversação com as crianças sobre a construção do soldado de chumbo.
1.      Separação dos materiais para confeccionar os soldadinhos de chumbo

9° passo: Conhecer as cores e identificar as que serão usadas na pintura do Soldadinho de chumbo.
10° passo: Pegar folhas de jornal e colocar nas mesas das crianças  para a Construção e pintura do Soldadinho de Chumbo.
Culminância: organizar, juntamente com os discentes, uma exposição dos trabalhos artísticos produzidos, para toda a escola.

Avaliação
Será feita a partir da participação das crianças nas atividades e também será avaliada a noção de espaço e limite na pintura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário