SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Caroline Alves;
Jamile Menezes; Poliana Carvalho; Tamiles da Cruz.
Competências:
·
Ampliar o vocabulário;
·
Exercitar o lado imaginativo;
·
Estimular à criatividade;
·
Estimular o exercício da oralidade;
·
Estimular o desenvolvimento da sensibilidade.
Habilidades:
·
Interpretar textos orais;
·
Interpretar imagens;
·
Criar produções discursivas com
compreensão da existência de começo, meio e fim da história;
·
Reconhecer as letras;
·
Compreender a variedade entre os sons
das letras;
·
Reconhecer as cores
·
Construir o personagem
da história com materiais reciclados;
Conteúdos:
Contação de história; atividade de reconto da história; estrutura do texto;
nome das cores; Alfabeto.
Pontos de contato:
Português e Arte
Aula-
sequência
1°
passo: Leitura da história “O Soldadinho de
Chumbo”.
·
Deixar que os alunos explorem o livro,
olhando as gravuras e os demais componentes do livro infantil.
2°
passo: Conhecendo um pouco sobre o autor da História
|
3°
passo: Exploração oral do texto:
1. Qual
o titulo da história?
2. De
que o texto fala?
3. Como
começa a história?
4. Quais
eram os personagens da história?
5. Por
que o soldadinho caiu da janela?
6. Quem
encontrou o soldadinho?
7. De
que forma o soldadinho voltou para casa?
8. Como
termina a história?
9. O
que o soldadinho sentia pela bailarina?
10. Por
que o nome da história é “soldadinho de chumbo”?
11. Conversar
com as crianças sobre qual a função dos soldados e se eles conhecem algum?
4°
passo: Escrever o nome da história na lousa e pedir aos
alunos para identificarem as letras, repetindo-as.
Confeccionar com as crianças o
jogo de pescaria. (uma caixa de papelão; letras de
EVA; barbante; um pegador de macarrão).
Procedimento:
A criança deverá pegar a letra da caixa utilizando o pegador de macarrão. Isso sem tocar no barbante. Depois dizer o nome da letra, o seu som, e falar nomes de palavras que comecem com as referidas letras.
5°
passo: Conversando sobre gênero textual:
·
Conversar com os alunos sobre o que eles
sabem sobre o Conto de fadas.
·
Explicar as características do gênero
textual: conto de fadas
·
Perguntar quem conhece algum conto de
fadas; de quais contos eles se lembram; se tem alguém que conta essas histórias
para eles;
6°
passo: Mostrar as crianças outros livros de contos de fadas:
como por exemplo: o cabelo de Lelê; O patinho feio, etc, deixando as crianças
folhearem os mesmos.
7°passo:
Pedir que as crianças recontem a história, o soldadinho de chumbo, oralmente.
Cuidando para que os alunos respeitem a vez dos seus colegas e as histórias
criadas por eles.
8°
passo: conversação com as crianças sobre a construção do
soldado de chumbo.
1.
Separação dos materiais para
confeccionar os soldadinhos de chumbo
9°
passo: Conhecer as cores e identificar as que serão
usadas na pintura do Soldadinho de chumbo.
10°
passo: Pegar folhas de jornal e colocar nas mesas das
crianças para a Construção e pintura do
Soldadinho de Chumbo.
Culminância: organizar,
juntamente com os discentes, uma exposição dos trabalhos artísticos produzidos,
para toda a escola.
Avaliação
Será feita a partir da participação das crianças nas
atividades e também será avaliada a noção de espaço e limite na pintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário