sexta-feira, 11 de março de 2016

ENTREVISTA




DISCENTES : JAMILE MENEZES SANTOS, CAROLINE ALVES LOPES E POLIANA CARVALHO DOS SANTOS


ENTREVISTA COM A PROFESSORA ALFABETIZADORA


1.    CONTEXTO DA ESCOLA

1.1  Você trabalha numa escola pública ou particular? Pública.
1.2  Qual é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)? Município de Jequié-Ba.
1.3  Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha? Dificuldades e problemas: Assistência e acompanhamento de um psicólogo, psicopedagogo para atender as crianças com dificuldades no seu processo de formação.

1.4  A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização? Sim. Embora precise melhorar.
1.5  A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento? Não. Os alunos com necessidades especiais são atendidos em escolas especializadas.
1.6  Qual é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
1.7  Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento? Não.

2.    O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES

2.1  Qual é a sua formação? Normal Superior. Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento.
2.2  Qual foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)? Foi em 1998.
2.3  Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores? Não há
2.4  Há relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação? Não
2.5  Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz respeito às políticas de alfabetização? Não há
2.6  Quais são as ações de planejamento da escola? Não focamos em alfabetizar, isso é secundário.
2.7  Como se organiza a dinâmica do recreio? O recreio é livre, não existe atividades acompanhas.
2.8  Qual é a sua carga horária de trabalho? 40h
2.9  Quantos anos você possui no magistério como alfabetizador (a)? Nunca fui alfabetizadora.
2.10     De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização? Focamos em conteúdos atitudinais, formação primária.
2.11     Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos? Temos práticas de letramento e apresentamos o processo alfabetizador de maneira secundária. Selecionamos rótulos, histórias, animações, alfabeto móvel.
2.12     Como você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula? Ainda fazemos um trabalho igual para todos.
2.13     Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula? A minha rotina se divide na rodinha, histórias, desenhos, espaço livre para brincar...
2.14     Quais são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola? Participo do PIBID, em educação infantil, que tem contribuído muito em meu processo de formação continuada, os estudos e as trocas de experiências são fundamentais. 
2.15     Qual é o método que você utiliza para alfabetizar? Mesmo não sendo o meu papel alfabetizar, acabo por exercer essa função. Utilizo alfabeto móvel, leitura de poemas e histórias, fichas com os nomes dos alunos...


             




Nenhum comentário:

Postar um comentário