DISCENTES : JAMILE MENEZES SANTOS,
CAROLINE ALVES LOPES E
POLIANA CARVALHO DOS SANTOS
ENTREVISTA
COM A PROFESSORA ALFABETIZADORA
1.
CONTEXTO
DA ESCOLA
1.1 Você
trabalha numa escola pública ou particular? Pública.
1.2 Qual
é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)? Município de Jequié-Ba.
1.3 Quais
as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual
trabalha? Dificuldades e problemas:
Assistência e acompanhamento de um psicólogo, psicopedagogo para atender as
crianças com dificuldades no seu processo de formação.
1.4 A
estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para
a alfabetização? Sim. Embora precise
melhorar.
1.5 A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento? Não.
Os alunos com necessidades especiais são atendidos em escolas especializadas.
1.6 Qual
é o perfil dos alunos? Família, bairro, renda familiar etc.
1.7 Na
escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento? Não.
2.
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual
é a sua formação? Normal Superior.
Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento.
2.2 Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)? Foi em 1998.
2.3 Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores? Não há
2.4 Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação? Não
2.5 Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização? Não
há
2.6 Quais
são as ações de planejamento da escola? Não
focamos em alfabetizar, isso é secundário.
2.7 Como
se organiza a dinâmica do recreio? O
recreio é livre, não existe atividades acompanhas.
2.8 Qual
é a sua carga horária de trabalho? 40h
2.9 Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)? Nunca fui alfabetizadora.
2.10 De
que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
Focamos em conteúdos atitudinais,
formação primária.
2.11 Quais
são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos? Temos práticas de letramento e apresentamos
o processo alfabetizador de maneira secundária. Selecionamos rótulos,
histórias, animações, alfabeto móvel.
2.12 Como
você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em
sala de aula? Ainda fazemos um trabalho
igual para todos.
2.13 Como
está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula? A minha rotina se divide na rodinha, histórias, desenhos, espaço livre
para brincar...
2.14 Quais
são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na
escola? Participo do PIBID, em educação
infantil, que tem contribuído muito em meu processo de formação continuada, os
estudos e as trocas de experiências são fundamentais.
2.15 Qual
é o método que você utiliza para alfabetizar? Mesmo não sendo o meu papel alfabetizar, acabo por exercer essa função.
Utilizo alfabeto móvel, leitura de poemas e histórias, fichas com os nomes dos
alunos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário