sexta-feira, 15 de abril de 2016

ANÁLISE DO PROCESSO ALFABÉTICO


DISCENTE: LUCIANA SANTOS SOARES
  



De acordo com as observações do que foi feito pela criança, Ana Carolina  com idade de 5 cinco anos é possível identificar que seu processo de alfabetização se encontra um pouco tardio visto que a criança não conseguiu diferenciar letras apenas copiar as mesmas e representa as coisas por imagens por representação icônica (imagens).
Trazendo Mendonça, Mendonça sobre os níveis de alfabetização aponta que,  “No nível pré-silábico, em um primeiro momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim escrita representa a coisa a que se refere”. Dessa forma que a Ana se encontra mais isso me inquietou muito por conta da idade da Ana e por ser tia da Ana chamei atenção de sua mãe para verificar o que estava acontecendo e ela disse que a professora já havia notado e estava fazendo as possíveis intervenções, mas que a Ana se processava bem nas demais atividades e que às vezes se dispersava um pouco.

Dessa forma eu acho que deve ser trabalhada mais com a Ana a questão de leitura juntamente com as questões fonológicas para que ela possa desenvolver a percepção de som/escrita e trabalhar juntamente com as práticas escritas de alfabetização, para que ela possa aprender a escrever de forma significativa e não apenas copiar.  Mediante á visão de Mendonça, Mendonça o professor “Entretanto, desenvolvendo estratégias de nível pré-silábico com ênfase na leitura, visando à correspondência letra/som, o professor de salas de Pré II ou Pré III (atual 1ª série do Ensino Fundamental) pode fazer com que seus aprendizes reconheçam todas as letras do alfabeto e, aos cinco anos de idade, comecem a ler (decodificar sinais gráficos”).

Referências:  MENDONÇA, Onaide Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 2. p. 36-57. (D16 - Conteúdo e Didática de Alfabetização).


Nenhum comentário:

Postar um comentário