DISCENTE: LUCIANA
SANTOS SOARES
De acordo com as
observações do que foi feito pela criança, Ana Carolina com idade de 5 cinco anos é possível
identificar que seu processo de alfabetização se encontra um pouco tardio visto
que a criança não conseguiu diferenciar letras apenas copiar as mesmas e
representa as coisas por imagens por representação icônica (imagens).
Trazendo Mendonça,
Mendonça sobre os níveis de alfabetização aponta que, “No nível pré-silábico, em um primeiro
momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou
outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim escrita representa a
coisa a que se refere”. Dessa forma que a Ana se encontra mais isso me
inquietou muito por conta da idade da Ana e por ser tia da Ana chamei atenção
de sua mãe para verificar o que estava acontecendo e ela disse que a professora
já havia notado e estava fazendo as possíveis intervenções, mas que a Ana se
processava bem nas demais atividades e que às vezes se dispersava um pouco.
Dessa forma eu acho que
deve ser trabalhada mais com a Ana a questão de leitura juntamente com as
questões fonológicas para que ela possa desenvolver a percepção de som/escrita
e trabalhar juntamente com as práticas escritas de alfabetização, para que ela
possa aprender a escrever de forma significativa e não apenas copiar. Mediante á visão de Mendonça, Mendonça o
professor “Entretanto, desenvolvendo estratégias de nível pré-silábico com
ênfase na leitura, visando à correspondência letra/som, o professor de salas de
Pré II ou Pré III (atual 1ª série do Ensino Fundamental) pode fazer com que
seus aprendizes reconheçam todas as letras do alfabeto e, aos cinco anos de
idade, comecem a ler (decodificar sinais gráficos”).
Referências:
MENDONÇA, Onaide
Schwartz; MENDONÇA, Olympio Correa de. Psicogênese da Língua Escrita:
contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. In: UNIVERSIDADE
ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de
professores: Bloco 02: Didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica,
2011. v. 2. p. 36-57. (D16 - Conteúdo e Didática de Alfabetização).
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