ALUNAS:
ADRIELE CALIXTO
e LUCIANA SANTOS SOARES
ROTEIRO
DE ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)
1. CONTEXTO DA ESCOLA
1.1 Você trabalha numa escola pública ou
particular? Trabalho
numa escola pública
1.2 Qual é o município que você trabalha
como professor (a) alfabetizador (a) Jequié-Ba
1.3 Quais as dificuldades e problemas
enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?
São vários os problemas, de estrutura, de
aprendizagem dos alunos, que é o mais grave é que sente que os alunos apresenta
muita dificuldade e com pouco pré-requisito, pois os mesmos estão chegando nas
séries sem condição de estar na mesma, então são vários os problemas
,trabalhando no ensino fundamental 1no ciclo e veja muitas “deficiências”, no que
refere ao ciclo porque os alunos não sabem lê, já no final do ciclo no quinto
ano, aluno da inclusão que não tem cuidador
que dificulta o processo de aprendizagem.
1.4 A estrutura física da escola oferece um
espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
Eu vejo
que uma escola que funciona assim fundamental um e dois é muito complicado de
manter o espaço alfabetizador, porque você faz os cartazes, prepara os
materiais e não tem condições de deixar em sala porque os alunos do Ginásio não
deixam, tenta manter um cantinho de leitura, de matemática e não tem condições
de deixa. E só poderia funcionar caso trabalhassem as classes deferentes onde
os alunos do fundamental II não teriam acesso às salas do fundamental I, pois
eles não respeitam o espaço.
1.5 A escola possui sala para atendimento
especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento? Sim
sala de Recurso, existe.
1.6 Qual é o perfil dos alunos? Família,
bairro, renda familiar etc.
Aluno
de classe média baixa, proveniente de periferia, muitos da Maralina,
localidades próximas, a comunidade é difícil ao usar a Comunicação, muito
complicada não ajuda muito o aluno em termos de educação do lar, onde o aluno
chega com vícios, as linguagens, problemas de comportamento proveniente mesmo
do local onde mora, sendo alunos de famílias de baixa renda encontra toda esta
problemática, pois a escola é próxima as periferias e envolve toda escola, através das questões sociais.
1.7 Na escola existe biblioteca? Como se dá
a dinâmica de funcionamento?
A
escola não tem, ela tem uma sala de leitura, mais ainda não está em
funcionamento devido à falta de um profissional para gerenciar a sala tem livros,
acervo, estrutura mais devido a falto do profissional não funciona e os alunos
não tem maturidade para usar o ambiente, sem o profissional para orientar.
2.
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual é a sua formação? Formada
em pedagogia, com especialização em psicologia educacional.
2.2 Qual foi o processo seletivo que
participou para atuar como professor (a)? Passou no concurso
público no ano de 2000.
2.3 Quais os incentivos oferecidos pela
escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
A secretaria de educação promove vários
cursos, PENAIC, PACTO, entre outros cursos voltados para a alfabetização, então
a capacitação é fornecida para os professores.
2.4 Há relação entre área de formação dos
professores alfabetizadores com a área de atuação?
Acredito
que sim porque acho que todos ou quase todos os professores que estão nessa
ária são pedagogos, sendo a formação mínima que é solicitada.
2.5
Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
Os
professores recatam é discutido e analisado a realidade dos alunos e suas
possibilidades, assim na medida do possíveis os professores acatam as
determinações
2.6 Quais são as ações de planejamento da
escola?
A escola funciona com os horário
de AC, que tem se horário extra curricular fora as cargas horarias que são duas
horas semanais para planejar as ações, aula, projeto.
2.7 Como se organiza a dinâmica do recreio?
O recreio é livre onde o
aluno tem meia hora de intervalo e só é supervisionado pela coordenação e o
pessoal de apoio, assim não tem uma atividade dirigida a não ser que tenha
algum projeto algo específico, no mais é um recreio livre.
2.8 Qual é a sua carga horária de trabalho?
Minha carga horaria é 40horas semanais,
trabalhando 20h na sede e 20h na escola Corina Leal Fazenda Velha.
2.9 Quantos anos você possui no magistério
como alfabetizador (a)?
18 anos.
2.10 De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares
no processo de alfabetização?
O processo de alfabetização
divide se os momentos de linguagens oral e escrita, por trabalhar com o quinto
ano, porém se encontra necessitando de alfabetizar, boa parte dos alunos, então
é feito de maneira dividido, porque tem alunos no nível de quinto ano e outros
não, então divide os alunos por grupos aqueles que precisam alfabetizar e os
grupos que estão no nível da turma, na série que o mesmo se encontra.
Então divide no momento de leitura, contação
de história e produção, de acordo com a realidade do aluno, sem falar nos
alunos da “educação especial”, que tem o apoio da sala de recurso, que
disponibilizam materiais como pastas educativas, vários materiais de
alfabetização e letramento, operação matemática. Assim divide os materiais durante a semana
segunda, quarta e sexta trabalha com linhagem e terça e quinta com
alfabetização matemática.
2.11 Quais são os conteúdos selecionados para
o trabalho de alfabetização com os alunos?
São vários os conteúdos trabalhados mais de
forma bem básica, a parte de alfabetização eles precisam ter conhecimento de
fonética da arte escrita do alfabeto da linhagem oral, eles terem noção de
nome, próprio comum, onde estão na fase estudando substantivo.
2.12 Como você trabalha a questão da
diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
Trabalho em grupos, pois tem vários alunos no
nível pré-silábico, outros alfabéticos, silábicos alfabéticos, então separa em
duplas e trias para trabalharem.
2.13 Como está estabelecida a rotina (passos)
da sua sala de aula?
Rotina simples, faz a acolhida dos alunos com
oração, momento de conversa informal, leitura, um deleite para o aluno se
apropriar da leitura dá prazer onde os alunos vão discutir, depois partem para
questão da atividade que foi passada, exposição do assunto do dia, aula
propriamente dita e os trabalhos específicos em grupos.
2.14 Quais são as dificuldades que são
encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
A maios dificuldade encontrada é a
indisciplina da maioria dos alunos e falta de autonomia onde alguns alunos não
conseguem fazer as atividades sem ter que copiar do colega, não tem autonomia
de fazer sozinho mesmo errando e também não tem cuidador para as pessoas com
deficiência, onde ano passado teve apenas auxilio do PIBID mais não um cuidador
para acompanhar o aluno. .
2.15 Já participou de cursos de formação
continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos
feitos para essa formação?
Sim participo até hoje do PENAIC onde origem
vem do MEC que fornece todo material e recursos, bolsas inclusive.
2.16 Quais são os meios que utiliza para se
informar sobre a sua área de atuação na escola? Utiliza
a internet os materiais que são fornecidos pela secretaria o que tiver em mãos.
2.17 Qual é o método que você utiliza para
alfabetizar?
Não tenho um método específico não, utilizar
o que dá certo no momento, pois tem vários métodos, só que não escolhe nenhum,
pois acredito que assim não vai, como que vou utilizar um método Montessoure,
sócio-interacionismo çom uma turma misturada eu não consigo. Prefiro ir pelo que
funciona, o que deu certo na sala do colega, assim se o aluno estiver
aprendendo vou continuar com aquele método, pois o que importa é o resultado, pois
uma coisa é na teoria outro é na prática com uma sala heterogenia e o ciclo veio
agrupar alunos da mesma idade, mais na sala tem alunos de varias idades.
Contudo me aproximo mais do método construtivista
eu acho interessante, mais assim dentro da realidade do que posso fazer com ele, pois tem outros que não
dá prá oçê trabalhar principalmente na
escola pública sem recursos por exemplo do método Montessoriano.
3. IDENTIFICAÇÃO: NOME: Aline Ferreira Lago; 35 anos do Gênero Feminino.
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